terça-feira, 25 de setembro de 2012

Semana Farroupilha

Nota 10!
Essa foi a nota que, com certeza nossa escola ganharia se tivesse que ser avaliada durante as atividades da semana farroupilha.
A parceria com o CTG Tropeiro Serrano e com a comunidade permitiu que todas as atividades fossem realizadas com êxito.Nem mesmo a falta de luz provocada pela chuva interferiu no desenvolvimento delas.
O início de tudo foi no domingo com o desfile no CTG no qual contamos com a participação da comunidade de Val de Serra , do Prefeito, da Vice-prefeita  e secretária de Educação de Júlio de Castilhos, entre outros.
A participação da escola foi marcante desde a primeira participação na noite de segunda-feira,dia 17/9, na chegada da chama crioula no CTG Tropeiro Serrano e brindando a todos com a 1ª apresentação do Grupo de Danças Integração Farroupilha, composta pelos alunos da escola Joaquim José da Silva Xavier. Após, houve a confraternização com um  jantar farroupilha "de primeira".
No dia 18/9/12, no turno da manhã, a escola ficou responsável pela guarda da chama crioula.Mesmo sem luz a participação foi interessante, pois na roda do chimarrão aprendemos como foram formados os CTGs da região e conhecemos histórias que tornaram esses fatos mais importantes.
No dia 19/9/12, quarta-feira, coube aos alunos e professores do turno da tarde fazer a guarda da chama crioula no CTG e aí...foi lindo! A participação das crianças sempre alegram e movimentam qualquer atividade. Eles apresentaram versos, cantaram, dançaram e ouviram uma palestra sobre a Indumentária Gaucha.
Para que estas atividades tivessem mais brilho contamos com a participação das prendas juvenis Fernanda Bresolin e Isadora do Ó Porto, que apresentaram o trabalho realizado por elas com os alunos durante o primeiro semestre deste ano.
De noite, o jantar e a apresentação do Grupo de Danças foram as atrações e alegria foi grande.
O encerramento da Semana Farroupilha aconteceu com a extinção da chama crioula no CTG Tropeiro Serrano.
                                          Grupo de Dança Tradição Farroupilha


                                                    Trabalhos dos alunos





                                           Felipe, o professor de Dança Gaúcha
                                                  Chegada da chama crioula

                                          Preparação para a primeira apresentação
                                                       Tertúlia no CTG



                                                       Desfile no CTG












 Guarda da chama crioula: roda de chimarrão , muiiita chuva e sem luz



Essa parceria Escola Joaquim José da Silva Xavier ,CTG Tropeiro Serrano e comunidade de Val de Serra demonstra o quanto é importante unir-se para realizar. Parabéns a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário